Um 2026, repleto de realizações para todos

A Neotrópica Sustentabilidade Ambiental, deseja um ano de 2026 repleto de realizações, conservação da natureza, restauração de biomas, facilitação de processos e mais pontes do que muros.

Que globalmente, possamos promover o diálogo e o multilateralismo de ideias, alocando mais recursos para uma mitigação dos processos de mudanças climáticas, do que no investimento em combustíveis fósseis e gastos bélicos.

Que o Brasil consiga mirar para seu futuro promissor como um líder na transição climática, deixando de olhar em seu espelho retrovisor de retrocessos no desmonte de suas importantes leis ambientais.

Queremos agradecer aos parceiros a realização de um ano de 2025, repleto de projetos e planejamentos em diversas políticas públicas nas áreas da sustentabilidade ambiental.

Destacamos os trabalhos com os Ministérios da Fazenda, Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços em parceria com a The Nature Conservancy – TNC na facilitação de Oficinas de integração ministerial para a construção do Plano Nacional de Bioeconomia, onde conduzimos por dois anos a facilitação, sistematização e relatoria das Oficinas, consolidadas por Diálogos Regionais sobre o Plano Nacional de Bioeconomia nas Regiões Nordeste, Sudeste e Sul.

Trabalhamos na facilitação para a construção do Plano Operativo do Projeto Guardiões da Floresta para a GIZ e na facilitação da Oficina de Planejamento Operacional do Projeto Terra Mar – MMA/GIZ.

Participamos da facilitação de oficinas junto às comunidades indígenas com vistas a consulta Livre Prévia Informada do Programa Jurisdicional de REDD+ do Estado do Tocantins.

Participamos do Planejamento Estratégico Tripartite (Brasil, Paraguai e Argentina) da Ecorregião do Alto Paraná, por meio da metodologia dos Padrões Abertos para a Conservação junto à WWF. Entre outras ações com parceiros.

A Neotrópica Sustentabilidade Ambiental, que desde a sua fundação em 2001 já era uma editora, agora também se chama Neotrópica Editora, oferecendo consultoria especializada na produção de livros, documentos e peças técnicas. Como estreia nesse segmento, lançamos com sucesso o livro: Haicais Andarilhos de minha autoria e ilustração, que vem obtendo boas devolutivas em termos editoriais.

Desejamos que para o próximo ano, ampliar nossos trabalhos chegando a mais pontos de interação nesse grande mapa de desafios das políticas públicas ambientais brasileiras.

 

Roberto Xavier de Lima – Diretor de Planejamento e Inovação da Neotrópica Sustentabilidade Ambiental, Mestre em Conservação da Natureza, Biólogo e Escritor.

 

Compartilhe:

Ir para o conteúdo