A Importância da Etologia

O que é Etologia? Quando eu era estudante de biologia passava nas livrarias da cidade garimpando livros bons e baratos. Em 1984, me deparei com o pequeno livro “Falava com as bestas, as aves e os peixes” de Konrad Lorenz, autor que desconhecia.

O livro é fantástico. Foi publicado pela Editorial Labor, em 1977 com 168 páginas, e traduzido por Ildiko Maria Javor. Narra as peripécias deste senhor, e sua relação com os animais livres. O autor tem outros livros muito interessantes sobre comportamento animal, que também recomendo ler.

O austríaco, Konrad Lorenz, ganhador do prêmio Nobel de 1973, por seus estudos sobre o comportamento animal, foi Médico, Zoólogo, e Ornitólogo sendo considerado o pai Etologia, ciência que evoluiu muito na observação do comportamento ambiental. Konrad Lorenz, nasceu em 1903, mesmo ano que meu avô materno. Ele e meu avô tinham a curiosidade tão importante na área científica.

Me identifiquei tanto com o livro que recomendaria a leitura embora, acredite que esteja fora do catálogo. Não irei entrar na polêmica que envolve o autor nos tempos da Segunda Guerra Mundial. Aliás, desconhecia este seu passado. Meu assunto sobre a obra dele, se remete ao tempo que ele já estava aposentado, e de seu lugar de observação, se dedicou a estudar a vida silvestre e o comportamento animal.

Por todos os biomas do Brasil existem trabalhos referenciais sobre a etologia, com onças, micos-leões, papagaios, tatus, lobo-guarás, peixes, cetáceos, enfim, uma ciência especializada que contribui para a obtenção de informações comportamentais de nossas espécies.

Me lembrei deste pequeno livro após um triste incidente caseiro. Nesta semana, perdi em uma operação cirúrgica, minha cadela da raça Golden Retriever de 11 anos, que era muito doce. Sua interatividade com outra filhote de quatro anos, que ela adotou, me inspirou, nos tempos de confinamento da Covid-19 observar o comportamento de ambas, principalmente da menor, que apelidara de “Diaba da Tasmânia”, tamanha hiperatividade e traquinagens.

Há quatros registro em forma de um diário, este comportamento e interação de ambas com a família. Em breve, pretendo disponibilizar esta experiência prazerosa e verídica.

Embora ilustrado com um episódio triste e pessoal, a Etologia é uma das ciências naturais em crescimento global, que podem ser otimizadas em grupos de observadores, tanto de aves, como de onças, baleias, primatas entre outros.

Contribui com ciência, para uma economia local, podendo gerar recursos com sustentabilidade, na observação de animais silvestres e seus comportamentos. É mais uma das facetas potenciais da chamada bioeconomia.

 

Roberto Xavier de Lima – Diretor de Planejamento e Inovação da Neotrópica Sustentabilidade Ambiental, mestre em conservação da natureza, biólogo, escritor.

 

Compartilhe:

Ir para o conteúdo